A cavidade oral pode anunciar a presença de doenças da infância.

A boca desempenha um papel crítico em inúmeros processos fisiológicos. E por isso está frequentemente envolvida em condições que afetam a pele, e também é afetada por muitas doenças sistémicas e as mais conhecidas doenças da infância. Este envolvimento oral pode preceder ou seguir a aparência de achados noutros locais.

Por isso esteja atenta!!

Veja quais os sinais de cada uma das doenças e observe regularmente a cavidade oral do seu filho.

Faça uma inspeção, por exemplo, enquanto está a escovar os dentes, controlando o aspecto das gengivas, língua, bochechas, lábios, dentes…

Se não conseguir identificar os sinais procure o médico dentista.

  1. Varicela

Lesões orais são raras e, geralmente, aparecem após as cutâneas, embora possam ocorrer sem o envolvimento da pele. Rompem vesículas que dão lugar a pequenas úlceras (aftas) com bordos avermelhados, geralmente no palato (céu da boca).

  1. Sarampo

Pequenas manchas branco-azuladas puntiformes rodeadas de uma área vermelha brilhante. Mais frequente junto aos primeiros molares (dentes grandes posteriores) e lábio inferior. Frequentemente designadas por Manchas de Koplik.

doenças da infância

  1. Escarlatina

doenças da infância

O rosto fica muitas vezes com as bochecas vermelhas e uma zona pálida ao redor da boca, designado por “sinal de Filatov”. Podem aparecer pontos vermelhos de pequena dimensão na parte final do palato (céu-da-boca).

 

 

 

  1. Difteria

doenças da infância

As bactérias formam uma membrana branco-acinzentada e firme na garganta (composta por glóbulos brancos mortos, bactérias e outras substâncias).

 

 

 

 

  1. Parotidite epidémica (papeira)

Inflamação e inchaço (edema) da parte inferior do pescoço e orelhas. Sem manifestações orais consideráveis.

  1. Doença pé-mão-boca

Bolhas na parte interior da boca, que podem degenerar em úlceras dolorosas.

  1. Herpangina

Erupções vermelhas no palato mole (região posterior do céu da boca) ou amigdalas. De seguida transformam-se em bolhas cheias de líquido que rebentam e deixam pequenas úlceras ou feridas. Apesar de serem pequenas, estas úlceras podem ser muito dolorosas.

doenças da infância

Muitas vezes os pais ficam em stress com estas doenças da infância. Quanto mais precoce for o diagnóstico destas doenças da infância menos serão as complicações e mais fácil o seu tratamento. Por isso “brinque aos médicos” e faça a sua própria observação!!

[callaction button_text=”Fale connosco aqui.” button_url=”https://denteadente.pt/contactos/” background_color=”#cbd9df” text_color=”#ffffff” button_background_color=”#fdaeb1″ button_text_color=”#ffffff” rounded=”true”]Tem dúvidas? Manchas brancas? Cantos dos lábios sempre avermelhados? 
[/callaction]