As famosas papas de aveia…! 

Atualmente não passa um dia sem encontrarmos uma notícia sobre o que devemos ou não comer… sobre o que faz bem e o que faz mal… o que fazia bem há uns meses, afinal está, cientificamente, provado que não faz assim tão bem… Quase que é preciso tirar um curso para sabermos o que comer…quando comer…quanto comer…
Nem o leite escapou!… sempre foi tão aconselhado para as nossas criancinhas e agora até isso está em causa…  Mas falemos do cereal do momento: a aveia! Panquecas de aveia, bolachas de aveia, muffins de aveia, batidos de aveia e claro papas de aveia. Aqui vale juntar tudo! Fruta, chocolate, compota, queijo etc.
aveia
Na verdade, são muitos os benefícios descritos para as crianças. A aveia revelou ser:
  • Fonte de vitaminas: E, B1, B2, B3, fitatos e minerais como o magnésio, ferro, selênio, cobre, magnésio e zinco.
  • Combate o excesso de peso: Se o seu filho apresenta sintomas de excesso de peso, a aveia é de grande ajuda para todas as suas dietas devido ao alto conteúdo de fibra.
  • Ajuda o coração: devido às gorduras insaturadas Omega 6, diminui a quantidade de colesterol mau.
  • Energia durante mais tempo: muito rica em proteína logo dá energia por mais tempo e fortalece os músculos
  • Ossos mais fortes: devido aos níveis de cálcio previne a desmineralização óssea
  • Sacia durante mais tempo: porque é um hidrato de carbono bom, ou seja, de absorção lenta
  • Amiga dos dentes: não tem um índice glicémico muito elevado (pouco açucar!!) logo é amiga dos dentes também!!

 

 

Além destes benefícios as papas de aveia por terem a consistência de pudim, moles e macias, são também aconselhadas para quando não conseguimos comer alimentos duros. Por exemplo, depois de colocar aparelho ortodôntico, porque pode acontecer sentir os dentes “mais frágeis”…relatos que ouço muitas vezes no consultório…

Também estão aconselhadas depois de uma intervenção cirúrgica. Se, por exemplo o seu filho extrair um dente ou tiver feito uma cirurgia dentária são aconselhados alimentos moles e frios e as papas de aveia, são muito ricas e por isso uma refeição muito completa e fácil de comer nestas alturas.

Existem relatos da pré-história que dizem que a aveia era cozinhada nessa época em potes de cerâmica. Título do artigo “papas de aveia: descoberta no deserto é o cozinhado mais antigo de sempre“!! Por isso temos que nos render à tendência e experimentar… Vamos a isso.

Receita de Papas de Aveia

– 3 colheres de sopa de aveia
– Leite vegetal ou normal (deitar até cobrir o suficiente para ficar tudo embebido)
– 1 banana esmagada (ou 1/2 maçã ralada)
– 1 colher de sopa de mel
– Canela a gosto
Deitar a aveia, a banana, o leite , a canela e o mel para um frasco. Mexer muito bem. Colocar no frigorífico durante toda a noite toda. Consumir de manhã!! Pode adicionar mais fruta por cima e um pouco da granola caseira. É opcional adicionar um pouco de iogurte.
Esta receita é muito especial porque as papinhas ficam a noite toda no frigorífico. Por isso podem ser preparadas à noite, em família. É uma excelente opção para quem não quer perder muito tempo de manhã com o pequeno almoço. Com a vantagem de ser refeição saudável, nutritiva e deliciosa para os mais pequenos.

Bom apetite!

Quer saber mais receitas saborosas e amigas dos dentes? Clique aqui.