0

Gente, chega de comer cereais ao pequeno-almoço! Chega de dar aos nossos miúdos Chocapic ou Estrelitas,  todos os dias. Ou mesmo aquelas bolachas de pequeno-almoço, que advogam ser saudáveis, rica em vitaminas, mas o que não dizem é que são ricas em acúcar. Além disso, tanto as bolachas, como os cereais, têm uma grande adesividade aos dentes, o que, mesmo escovando os dentes depois do pequeno-almoço, impede a remoção completa destes restos alimentares. 

Como sabem uma dieta rica em açúcar e hidratos de carbono é meio caminho andado para termos cáries dentárias, especialmente nas nossas crianças. 

Esta é uma das principais razões para partilhar todos os dias o meu pequeno-almoço. É possível comer saudável de manhã, e muitas vezes até mesmo o pão é preferível aos cereiais carregados de chocolate. 

Bem sei que as dinâmicas de manhã são complicadas (e agitadas!) mas com um bocadinho de organização e preparação tudo se consegue. 

Deixo aqui 5 inspirações de pequeno-almoço, sem açúcar adicionado. Espero que fiquem tão viciados como eu, e acreditem são super saborosos e rápidos!

 

Bolo na Frigideira 

3 c sopa de farinha de aveia 

3 c sopa de flocos de aveia 

2 c sopa de farinha de amêndoa 

1 c de chá canela 

4 c de sopa bebida vegetal 

2 ovos 

1 banana esmagada

1/2 c de chá fermento 

Mexer com uma vara de arames os ovos e a bebida vegetal. Adicionar a banana esmagada e continuar a mexer. Numa taça à parte misturar os ingredientes secos. Misturar ao preparado. Mexer tudo muito bem. Pode acrescentar à massa mirtilos ou pepitas de cacau.  

Aquecer uma frigideira anti-aderente. Se necessário colocar 1 c chá de óleo de coco na frigideira. Colocar a massa e tapar. Deixar em lume brando. Com cuidado e com a ajuda de um prato virar o bolo. Tapar novamente e deixar acabar de cozinhar. 

bolo na frigideira

Bolo na frigideira.

Smoothie bowl de morango 

1 banana madura congelada 

1 mão cheia de morangos congelados 

2 c sopa de flocos de aveia finos 

1/2 chávena de bebida de coco 

1 iogurte grego natural 

Colocar tudo no liquidificador e ligar na velocidade máxima até obter uma mistura homogénea. Por cima podem colocar o que mais gostarem. Eu optei por trigo puff, lascas de coco, amêndoas torradas, bagas de gogi e mergulhei uma pêra descascada! 

Smoothie bowl de morango

Smoothie bowl de morango

Overnight de chia 

1 iogurte natural sem açúcar 

1 copo (medida do iogurte) com bebida de coco 

2 c sopa de sementes de chia 

Misturar todos os ingredientes num copo. E colocar no frigorífico. Aproximadamente 20 minutos depois mexer novamente para que as sementes de chia não depositem todas no fundo do copo. Deixar a noite toda no frigorífico. De manhã colocar os toppings que mais gostarem. Eu esmaguei morangos e juntei a um iogurte natural. Coloquei por cima, depois juntei manteiga de amendoim, lascas de coco e mirtilos. 

Overnight de chia

Overnight de chia

Papas de aveia cremosas 

2 chávenas de água 

1 chávena de bebida vegetal (a que mais gostarem)

1 chávena de flocos de aveia 

1 pau de canela 

1 casca de limão 

1 pitada de flor de sal 

Juntar todos os ingredientes e deixar ferver em lume forte. Depois baixar o lume e mexer sempre, aproximadamente 15 minutos, ou até ficar com a consistência que desejarem. Remover o pau de canela e a casca de limão. Podem colocar no frigorifico e comer no dia seguinte frias (aguentam 3 dias) ou comer na hora. 

Papas de aveia cremosas

Papas de aveia cremosas

Panquecas altas e fofas 

60g de farinha de aveia 

1 ovo 

1 c sopa farinha de coco 

100 g de iogurte natural sem açúcar 

1/2 c chá essência de baunilha 

1/2 c chá de canela 

1/2 c chá de bicarbonato de sódio 

1 c chá de fermento 

1/4 chávena de bebida vegetal 

Mexer bem os ingredientes líquidos. Misturar os ingredientes sólidos e adicionar aos líquidos. Levar a frigideira antiaderente e deixar dourar de ambos os lados. Acompanhei com manteiga de amendoim, amendoins torrados, lascas de coco e melancia. 

Panquecas altas e fofas

Panquecas altas e fofas

Espero que tenha servido de inspiração para se aventurarem nestes pequenos-almoços, sem açúcar adicionado, e amigos dos dentes! Pode parecer que dá uma trabalheira, mas na verdade são bem rápidos e saborosos.

 

Beijinhos

Inês Guerra Pereira