Manchas negras e dentes escuros? Conheça a melhor solução para dentes mais brancos nas crianças

 

Manchas negras… De certeza que já se questionou o porquê do seu filho ter manchas negras que não saem mesmo ao insistir na lavagem dos dentes.

Muitos casos correspondem a pigmentação intrínseca negra que já está integrada no esmalte e não é possível remover em casa. Aqui listamos as várias soluções clínicas para os diversos tipos de manchas.

Na consulta o odontopediatra irá fazer o exame clínico e radiográfico e perante o diagnóstico e a profundidade da mancha pode tratar essa pigmentação de diversas formas.

manchas

 

MICROABRASÃO: BOA PRIMEIRA ESCOLHA DE MANCHAS OU PONTOS ESCUROS

A microabrasão é uma excelente opção para crianças ou adolescentes que querem mudar a cor de certas áreas ou manchas nos dentes, em vez de clarear a cor de todo o dente. O odontopediatra remove pedaços microscópicos de esmalte dentário descolorido com um abrasivo e um ácido suave. O tratamento geralmente pode ser concluído numa visita. A microabrasão é um tratamento conservador, removendo pouca estrutura dentária.

A microabrasão removerá um ponto ou mancha completamente? É difícil prever. O sucesso depende de vários fatores, especialmente o tipo e a extensão da descoloração. Surpreendentemente, as manchas castanhas ou escuras são removidas mais facilmente do que as brancas. A microabrasão funciona melhor na descoloração da superfície do que em manchas mais profundas causadas por lesões ou certos medicamentos.

 

PASTAS BRANQUEADORAS: FUNCIONAM?

Os adolescentes são os principais interessados neste tema e frequentemente me questionam se as pastas dentífricas branqueadoras realmente funcionam. Ora bem a questão é complexa. Estas pastas contêm produtos químicos ou agentes de polimento que podem remover manchas superficiais dos dentes. O problema reside no facto destas pastas e destes agentes serem abrasivos para o esmalte do dente. Por outro lado, se os dentes são mais escuros devido a manchas mais profundas, talvez devido a uma lesão ou a certos medicamentos, o branqueamento destas pastas de dentes não irá resultar. Ao contrário do branqueamento, estas pastas não alteram a cor dos dentes para uma tonalidade mais branca e brilhante. Se um adolescente está interessado em experimentar estas pastas deve optar por uma marca que contenha flúor. Os adolescentes ainda são muito suscetíveis à cárie dentária.

 

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO PARA ILUMINAR O SORRISO

O branqueamento irá clarear a cor dos dentes descoloridos, manchados ou escurecidos como resultado de lesões. Altera a cor dos dentes da criança ou do adolescente sem remover qualquer estrutura dentária. Uma opção de tratamento é o branqueamento em consultório. Um agente de branqueamento concentrado é aplicado nos dentes e depois ativado com calor ou luz. As visitas demoram cerca de uma hora e, geralmente, são necessárias de uma a quatro visitas.

Outro método é o kit de branqueamento que a criança ou adolescente pode receber do odontopediatra e usar em casa. Na primeira visita, o odontopediatra tira moldes dos dentes da criança. Na segunda visita, a criança leva a goteira de branqueamento feita sob encomenda e o gel branqueador. A criança usa a goteira, preenchida com o gel branqueador, geralmente à noite durante várias noites. Esta abordagem é melhor para crianças mais velhas e adolescentes cujos dentes permanentes da frente estão completamente erupcionados.

Seja qual for o método escolhido, o branqueamento é bastante confortável e os efeitos colaterais são reduzidos. Alguns pacientes podem sentir os dentes mais sensíveis aos alimentos quentes e frios, mas a sensibilidade desaparece após alguns dias.

 

RESTAURAÇÃO E FACETAS PARA DENTES ESCUROS E FRATURADOS

Estes tratamentos podem restaurar a forma original de um dente fraturado. Podem iluminar os dentes da frente que estão manchados ou descoloridos. Os tratamentos envolvem a adesão de resina ou cimentação de facetas da cor do dente.

Requerem reduzida perda de estrutura dentária e restauram a aparência natural dos dentes e estimulam um sorriso confiante.

Durante o tratamento com resinas compostos o material é aplicado no dente, manipulado na forma adequada e endurecido com um processo leve ou químico.

O tratamento geralmente leva uma ou duas visitas.

Facetas são capas finas de resina ou cerâmica da cor do dente. São feitos à medida, geralmente por um laboratório de prótese dentária, e depois cimentadas nos dentes. O tratamento leva várias visitas.

Os tratamentos de restauração com resinas compostas ou com facetas podem melhorar muito a aparência do sorriso e podem durar vários anos. No entanto, existem algumas limitações. Embora sejam abordagens conservadoras, podem exigir alguma perda do esmalte dos dentes.

 

COROAS DE CERÂMICA: O TRATAMENTO MAIS INVASIVO

Coroas de cerâmica podem dar belos resultados estéticos e restauradores para dentes descoloridos, lascados ou fraturados. No entanto, os pais devem considerar duas realidades: primeiro, as coroas são mais caras do que outros tratamentos; e segundo, uma coroa requer a remoção de uma quantidade significativa de estrutura dentária. Por outro lado, as coroas são boas opções cosméticas e podem durar muitos anos com bons hábitos de higiene oral. As coroas de cerâmica são exclusivas para dentes permanentes que estão totalmente em erupção com o tecido gengival já na posição adulta.

O dente é preparado moldando-o e removendo uma parte da estrutura dentária externa. (O dente deve ser menor em tamanho para que a coroa possa caber sobre ele.) A coroa é feita sob medida, geralmente por um laboratório de prótese dentária, para encaixar com precisão no dente preparado. A coroa encaixa sobre o dente e é cimentada na posição correta.

 

As crianças sorriem quando estão orgulhosas dos seus dentes. Na escola e no recreio, um sorriso saudável ajuda-os a sentirem-se mais confiantes. O odontopediatra pode informar os pais sobre novos tratamentos para melhorar ou restaurar o sorriso da criança.O João caiu e bateu com o dente durante o jogo de futebol com seus amigos. A Joana quer um sorriso mais brilhante quando vai ao palco na festa de fim de ano da escola…

Marque consulta com o seu odontopediatra e certifique-se que o seu filho adora sorrir!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *